domingo, 12 de maio de 2013

Patologias - Causas: Esquizofrenia


As causas da esquizofrenia são muitas: a genética, os familiares e a sua interação com o indivíduo, e disfunções de neurotransmissores nas vias neurobiológicas. Tais vias, no caso da esquizofrenia, são principalmente a mesolímbica e a mesocortical

Varias hipóteses existem, tentando sempre relacionar a esquizofrenia a uma irregulação de fosfolipase A2, seretonina, glutamato, adenosina, entre vários outros. Porem, a hipótese mais aceita e a dopaminérgica, que relaciona a esquizofrenia principalmente a um excesso de dopamina na via mesolímbica e a falta desta na via mesocortical.

Na hipótese dopaminérgica, basicamente, tudo se deve a um excesso de dopamina na via mesolímbica e uma deficiência desta na via mesocortical. Seus principais pontos são:

A capacidade de substâncias como anfetaminas e cocaína em dar origem ou exacerbar os sintomas psicóticos.

Os neurolépticos promovem um aumento dos níveis do ácido homovanílico (AHV), produto da degradação enzimática da dopamina no cérebro, sem alterar os níveis de dopamina. Este efeito acontece pelo feedback negativo da degradação. Isso prova que há mais dopamina do que deveria.

Vários relatos indicam um número elevado de receptores D2 em cérebros esquizofrênicos tanto. Embora não se possa excluir a influência da medicação neuroléptica, que induz proliferação destes receptores, o fenômeno também foi constatado em cérebros de alguns pacientes não tratados com estas drogas.

As diminuições de armazenagem do neurotransmissor, através do esgotamento pela reserpina ou por inibição da síntese de dopamina por meio da lfa-metilparatirosina, também diminuem as manifestações da psicose.

Os vários sintomas são divididos em positivos e negativos.

Os positivos, como ilusões, alucinações, psicoses e paranoia ocorrem devido a uma hiperatividade de dopamina na via mesolímbica.

Os sintomas negativos, como apatia, comportamento agressivo, deficiência cognitiva e fala lenta, são causados por uma hipoatividade dopaminérgica no córtex pré-frontal.


Na via mesolímbica, que se origina na parte ventral do tegumento mesencefálico (núcleo A10), vizinho à substância negra, e termina em diversos núcleos subcorticais do telencéfalo que se encontram na região límbica, um excesso de dopamina leva a vários sintomas da esquizofrenia, hipótese em parte confirmada pela eficiência de fármacos neurolépticos, que bloqueiam os receptores D2 de dopamina, levando a uma melhora dos sintomas. É importante notar que não se sabe se há um canal de dopamina específico para esquizofrenia ou não, pois drogas que atuam em receptores que não o D2 também são eficientes no tratamento.

Na via mesocortical, que vai da área tegumentar ventral ao córtex cerebral, a redução de dopamina local leva aos efeitos negativos da esquizofrenia.

3 comentários:

  1. bom dia, pode fornecer a referência onde encontro esta figura?

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria da referência da figura...

    ResponderExcluir
  3. Poderia me enviar a referência por e-mail se tiver por favor (lof.ufv@gmail.com)?

    ResponderExcluir