segunda-feira, 27 de maio de 2013

Patologias - Tratamentos: Sociopatia

     Bom, primeiramente gostaria de, brevemente, relembrar algumas características da sociopatia, considerada um Transtorno de Personalidade Anti-Social (TPAS).

*Falta de respeito pelas leis e costumes sociais;
*Falta de respeito pelos direitos dos outros;
*Incapacidade de sentir remorso ou culpa ( não aprende com punição);
*Tendência a apresentar comportamentos violentos e explosões emocionais;
*Baixa tolerância à frustração;
*Falta de empatia com outros seres humanos;

*Egocentrismo exagerado;
*Emoções superficiais, teatrais e falsas.


     Agora iniciemos, de fato, a falar dos tratamentos possíveis para a sociopatia.

     Antes de tudo, precisa estar claro que não existe um tratamento especifico para a sociopatia, cada paciente recebe um tratamento segundo sua idade, a gravidade da doença e a presença de outras doenças paralelas, o que é muito comum. Esses tratamentos incluem psicoterapias, medicamentos e, às vezes, terapias de choque e neurocirurgias ( essas duas últimas destinadas a pacientes com transtorno mental crônico ou deformidade no cérebro).

     As psicoterapias incluem terapias comportamentais, cognitivo-comportamentais e técnicas de reconstrução de personalidade. Esses tratamentos esbarram em duas dificuldades: o reconhecimeto da doença pelo sociopata e a falta de vínculo entre terapeuta e paciente.
     A terapia comportamental ajuda no recondicionamento do comportamento do paciente, ensinando-lhe um novo comportamento que permita-os viver em sociedade e lidar bem com ela, ou seja, comportamentos pró-sociedade. 
     A terapia cognitivo-comportamental procura entender os pensamentos e sentimentos do paciente e ensinar-lhe habilidades para alterar seus comportamentos que ferem as normas sociais (mentir, roubar, matar) e seus impulsos raivosos.

     Os tratamentos medicamentosos vêm como suplemento à psicoterapia, sozinhos não apresentam eficácia, até porque a maioria dos pacientes os abandona ou negligencia.
     Os medicamentos são úteis para tratar dos sintomas de problemas paralelos, adicionais que o paciente desenvolve. A maioria dos sociopatas apresentam outros problemas mentais, como hiperatividade, síndrome do pânico, maior tendência à depressão, ao abuso de álcool e drogas ilícitas e transtornos de ansiedade e agressividade, daí a necessidade de manipulação de neurolépticos, estabilizantes de humor, anti-ansiedade, antidepressivos, psicoestimulantes, sais de lítio (homor, depressão nervosa e mania) e benzodiazepínicos (sedativos, hipnóticos, ansiolíticos, relaxantes musculares e anticonvulsivantes).





Agora curiosidades!!!
Casos famosos de sociopatia:

1.Marry Bell (inglesa) - Aos 2 anos, espancave suas bonecas; aos 4, enforcou um coleguinha; aos 5, viu o atropelamento de um amiguinho e permaneceu indiferente; aos 11, estrangulou até a morte duas crianças (3 e 4 anos).
 
2.Mohammed D'Ali(goiano)- muitos problemas de comportamento; não frequentava a escola; não conegui
a manter os empregos;envolvido com drogas; matou a namorada inglesa a facadas após uma discussão e foi ver um show da Mulher Melancia na TV logo em seguida, para depois esquartejar o corpo e jogá-lo num rio.








 
 
 
 
 
 















Bibliografia:








Nenhum comentário:

Postar um comentário